top of page

muitos pixels!Kingdom Come: Deliverance 2 roda em 16K com RTX 5090 e DLSS em taxas de quadros jogáveisKingdom Come: Deliverance II roda em 16K com RTX 5090 e DLSS Performance, alcançando 38 FPS. S

Sem upscaling, a GPU entrega apenas 3 FPS

Créditos: Steam/Reprodução
Créditos: Steam/Reprodução

A NVIDIA RTX 5090 demonstrou mais uma vez seu poder ao rodar Kingdom Come: Deliverance 2 em 16K de resolução, atingindo taxas de quadros jogáveis graças ao suporte do DLSS.

Um teste recente mostrou que, mesmo em configurações reduzidas, a GPU consegue lidar com a altíssima resolução ao utilizar o DLSS no modo Desempenho, o que significa que o jogo é renderizado originalmente em 4K antes de ser reconstruído para 16K.



O teste foi realizado pelo canal zWORMz Gaming, que demonstrou o jogo rodando em 16K de resolução nativa, embora a experiência não seja ideal nesse cenário.

Sem qualquer upscaling, a RTX 5090 conseguiu entregar apenas 3 FPS, tornando o jogo praticamente injogável. No entanto, com DLSS Performance, a taxa de quadros subiu para 38 FPS, tornando a experiência significativamente mais fluida.


16K DLSS Desempenho em qualidade Baixa na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)
16K DLSS Desempenho em qualidade Baixa na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)

Essa demonstração reforça o nível de otimização do jogo da Warhorse Studios, que já foi destacado por sua eficiência no uso de hardware moderno.

Mesmo com requisitos elevados para rodar em resoluções extremas, o título ainda se mostra acessível para diferentes configurações e até mesmo resoluções aburdamente altas como 16K.


16K nativo em qualidade Baixa na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)
16K nativo em qualidade Baixa na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)

Testes mostram como o DLSS fica mais pesado a medida em que a resolução final aumenta

Os testes com o DLSS em resoluções de saída tão alta assim também mostram muito bem como ainda há um custo em usar o DLSS, relacionado diretamente com a resolução de exibição final do jogo.

Como podemos ver, rodando em 4K nativo para exibição em 4K, a RTX 5090 consegue entregar cerca de 100fps mesmo com as configurações no Ultra em Kingdom Come Deliverance 2.


Quando ele usa o DLSS para exibir o jogo em 16K, a resolução nativa que está sendo baseada para criar a imagem maior também é em 4K, no entanto, o desempenho fica abaixo dos 40fps.

4K nativo em qualidade Ultra na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)
4K nativo em qualidade Ultra na RTX 5090 em Kingdom Come Deliverance 2 (Imagem: zWORMz Gaming/Reprodução)

Vale lembrar que mesmo com o DLSS, alguns efeitos de pós-processamento do jogo são calculados a partir da resolução final de exibição. Então, para uma resolução tão absurda como 16K, o peso desse pós-processamento é muito alto e acaba atrapalhando muito o desempenho.

Isso pode ser até um motivo para que, caso alguém hipoteticamente quisesse jogar esse jogo em uma TV 16K, ainda valeria mais à pena jogar em 4K nativo ou 8K com DLSS.

Atualmente, Kingdom Come: Deliverance II está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.


Por Ramon de oliveira honorio

Ramon
Ramon

Comments


bottom of page